Publique sua obra

A ATUALIZA EDITORA inicia suas atividades em julho de 2011 com o objetivo de lançar no mercado brasileiro novas publicações da área de saúde.

Se você é um profissional desta área e gostaria de enviar seu trabalho para a análise, seguem algumas informações sobre cuidados necessários à apresentação de seu texto. Aqui você pode também conhecer as etapas principais da produção de um livro.
A ATUALIZA EDITORA tem como finalidades:

    • coordenar e regulamentar todas as atividades referentes à edição de publicações de seu interesse;
    • editar, co-editar ou reeditar trabalhos que contemplem os interesses da instituição;
    • estimular a produção de obras voltada para a área de saúde.

ATENÇÃO!
Os originais enviados para a editora são utilizados apenas para a análise e, por motivos práticos, não serão devolvidos em caso de não publicação.

ANÁLISE DE OBRAS

A análise das obras leva aproximadamente dois meses, pois é realizada sob diversos aspectos pelos membros do conselho editorial, como também, do ponto de vista comercial. Entre os principais critérios para análise está a adequação da obra à nossa linha editorial e ao perfil do nosso público-alvo. Caso haja interesse de publicação da obra, a Editora contata o autor para tratar dos assuntos relacionados à contratação. Caso contrário, o autor é comunicado da decisão, mas a cópia impressa, enviada para avaliação, não será devolvida. A obra encaminhada para análise deverá ser identificada com dados do autor, telefone e e-mail para contato.

COMO APRESENTAR O TEXTO

O texto enviado para análise precisa facilitar a leitura. Para tanto, pedimos que se observem algumas normas simples:

  • Utilizar fonte Arial ou Times New Roman de tamanho 12,
  • Espaço duplo entre as linhas,
  • 2 cm em cada margem em folha A4 branca.
  • Não é recomendável o uso de negrito ou CAIXA ALTA ao longo do texto.
  • Para os grifos dentro do texto propõe-se a utilização do itálico.
  • É de responsabilidade do(s) autor(res) as correções ortográfica e gramatical.

Juntamente com a cópia impressa, é indispensável que o autor do texto envie um arquivo digital idêntico em seu conteúdo e formatação. O texto deve estar numerado sequencialmente do começo ao fim, e não por capítulos ou em partes. O mesmo procedimento deverá ser observado para a numeração das notas de rodapé, caso haja.

É muito importante que o(a) autor(a), ou uma pessoa de sua confiança, realize uma cuidadosa releitura do original antes de enviá-lo para análise da editora, considerando a uniformidade na organização interna do texto, na apresentação de títulos e subtítulos, sumário, notas e citações bibliográficas etc., e para certificar-se de que não há dificuldades na compreensão das frases, citações incompletas, erros na transcrição de nomes próprios e de conceitos quando a obra tratar de alguma área específica do conhecimento.

SOBRE AS ILUSTRAÇÕES

Os elementos visuais – gráficos, tabelas e ilustrações em geral – ao serem apresentados em uma obra, merecem um cuidado especial, primeiramente, quanto ao direito de uso e, em segundo lugar, por razões técnicas. Assim convém considerar:

  • Quanto ao uso em caso de pertencerem a outro autor, devem respeitar as mesmas normas válidas para textos alheios, ou seja, devem citar explicitamente a fonte e respeitar os direitos autorais, requerendo autorização do proprietário sempre que puderem ser considerados abusivos ou excessivos dentro dos objetivos da obra.
  • Quanto ao aspecto técnico, a boa qualidade de impressão de fotos ou ilustrações requer um arquivo com boa resolução, podendo ser necessário enviá-los separadamente do texto, ou fornecer os próprios originais para utilização da editora. É desaconselhável utilizar cópias já impressas em outros livros ou revistas.

AUTORIZAÇÕES

A facilidade com que se pode, hoje, acessar e manusear textos e imagens, sobretudo da Internet, pode dar a falsa impressão de que um texto, músicas ou imagem disponibilizados na rede sejam de domínio público. Isto não é verdade. Textos, poesias, músicas, fotos e ilustrações em geral, mesmo que “disponíveis” na Internet, não podem ser utilizados indiscriminadamente sem as devidas autorizações em uma nova publicação. As mesmas leis para a propriedade intelectual regem ambos os canais de publicação: o físico-impresso e o eletrônico-virtual. Nesse sentido, a ATUALIZA EDITORA pede máxima atenção e respeito aos direitos autorais das obras alheias que porventura venham a ser utilizadas, incluindo-se a citação de textos, poemas, canções e ilustrações em geral, por estarem sujeitos à Lei dos direitos de propriedade intelectual. Em alguns casos pode ser IMPRESCINDÍVEL QUE O(A) AUTOR(A) OBTENHA AUTORIZAÇÃO EXPRESSA E POR ESCRITO DE USO, não sendo suficiente realizar unicamente a citação da fonte.

PRAZO DE PUBLICAÇÃO

A aprovação de uma obra para publicação é apenas o primeiro passo de um processo que pode levar vários meses, pois depende de aspectos práticos, legais, mercadológicos, da colaboração entre autor e editora, como também, do planejamento semestral e anual da editora. Por esses motivos, convém salientar que qualquer perspectiva de prazo de publicação somente será possível a partir da inserção da obra no planejamento semestral das publicações.

PARA ONDE ENVIAR

Se o seu texto pertence a nossa linha editorial e está elaborado de acordo com as orientações descritas, você pode enviá-lo para o seguinte endereço:

ATUALIZA EDITORA
Av. Juracy Magalhães Junior, 1388
Rio Vermelho
Salvador, BA
CEP: 41.940-060

sac@atualizaeditora.com.br
(71) 3444-7971 / 3347-2689

COMO OS LIVROS SÃO PRODUZIDOS

A produção de livros é uma atividade bastante complexa da qual participam, além dos autores, diversos outros profissionais, técnicos e intelectuais, e para a qual são necessários modernos instrumentos para a efetivação do processo de produção de um texto. Assim, da produção intelectual dos autores à chegada do produto final – o livro – nas livrarias, tem-se várias etapas que são cuidadosamente estruturadas para assegurar um alto nível de qualidade.

O ORIGINAL

Chama-se comumente de “original” o texto escrito antes de ser transformado em livro impresso. Elaborado por um ou vários autores, após meses ou mesmo anos de pesquisa e desenvolvimento, o texto original pode conter, dependendo do assunto, do objetivo e do público-alvo da obra, também imagens e ilustrações diversas, igualmente criadas pelos autores ou utilizadas de terceiros em conformidade com as disposições legais.

PRODUÇÃO GRÁFICA E VISUAL

O trabalho realizado pelos autores é aprimorado e cuidadosamente aperfeiçoado, primeiramente, do ponto de vista editorial por uma equipe de especialistas em editoração e revisão, e em seguida, por diagramadores, designers, ilustradores e capistas, profissionais experientes que desempenham um papel importante na etapa do desenvolvimento do projeto gráfico.

PRÉ-IMPRESSÃO

Esta é a terceira etapa do processo de produção, em que o texto e as imagens diagramados são transpostos para meios apropriados de impressão, geralmente, chapas de alumínio instaladas nas máquinas impressoras.

IMPRESSÃO

A rotação dos cilindros destas máquinas coloca a chapa de alumínio em contato com a tinta e a deposita em outro cilindro, de borracha. Este cilindro em rotação, em contato com o papel, imprime milhares de folhas, cada uma delas com 32 páginas do livro, 16 em cada lado, ou outra quantidade, dependendo do formato da obra. Também as capas são impressas neste mesmo processo, comumente chamado de off-set.

ENCADERNAÇÃO

Na encadernação dá-se a forma final do livro. Primeiro, as folhas de papel são dobradas de modo a formarem pequenos cadernos.
Em seguida, procede-se à junção dos diferentes cadernos que constituem o livro (alceamento), após o que se faz a costura e/ou colagem, de forma que todos os cadernos fiquem bem presos. Finalmente, é colada a capa: no caso de livros de capa mole, a colagem é feita na lombada, seguindo-se o corte final de aparo nos outros três lados do livro; no caso dos livros de capa dura, dá-se primeiro o aparo trilateral, para depois efetuar a colagem das primeira e última páginas (aqui designadas por 1ª e 2ª guardas) a uma capa de cartão previamente formada.

COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

Finalizada a produção, o livro é distribuído para comercialização em todo o país, tornando-se um instrumento de cultura, de espiritualidade e de desenvolvimento humano na sociedade.



Grupo Atualiza

  • Atualiza Cursos

    Treinamentos e Cursos In Company em Segurança e Saúde Ocupacional

    Conheça
  • Atualiza EAD

    Cursos 100% on line na área de saúde. A qualquer momento em qualquer lugar.

    Conheça
  • Atualiza SSMAQ

    Treinamentos na área de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Qualidade.

    Conheça
  • Atualiza Congressos

    Congressos e Simpósios na área de Saúde.

    Conheça
Atualiza Cursos

Central de Atendimento

Tel:(71)3444-7971 | Fax: (71)3240-7171 | sac@atualizaeditora.com.br
Sede: Av. Juracy Magalhães Junior, 1388, Rio Vermelho, Salvador-BA - CEP: 41940-060
Atualiza Editora © 2017 Todos os direitos reservados